PROPOSTA PEDAGÓGICA



CONHEÇA NOSSA PROPOSTA PEDAGÓGICA

A proposta da Escola Aquarela fundamenta-se a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/94), da Constituição Brasileira, do Estatuto da Criança e do Adolescente, das Resoluções do Conselho Estadual de Educação, do disposto nos Parâmetros Curriculares (PCN’s) e no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI).
A concepção de educação da escola é referenciada pelo Sociointeracionismo e busca complementação em outras concepções de educação como o Construtivismo, a tendência pedagógica Crítica Social dos Conteúdos e abordagem Montessoriana, para estruturar o processo de ensino e de aprendizagem, considerando o educando sujeito ativo, construtor de seu conhecimento, em permanente integração com seu meio e o professor um agente dessa relação que, conhecedor desse sujeito, media a aprendizagem.
A equipe pedagógica da Escola Aquarela aceita o desafio de formar uma geração que exerça conscientemente sua cidadania, se aproprie do saber, busque a capacidade de aprender novos conhecimentos, em sintonia com os valores cristãos, valorizando a diversidade, buscando a alegria e a harmonia na convivência o desenvolvimento das múltiplas inteligências e responsabilidade socioambiental.
Sendo assim, prioriza-se a interação constante dos conteúdos escolares com a realidade social, desenvolvendo uma proposta metodológica que garanta vivências dos cinco pilares da educação: aprender a ser, aprender a fazer, a conhecer, a conviver e a empreender. Tal concepção visa o desenvolvimento pleno das potencialidades de cada educando, agente social historicamente inserido na realidade.
 A escola torna-se, então, não apenas um lugar de transmissão de conhecimento, mas um espaço para a construção de saberes e o exercício da cidadania. Reconhecendo a importância das experiências vivenciadas na primeira infância e acreditando ser a educação um direito da criança, a Escola Aquarela formulou seu Projeto Político Pedagógico voltado para o atendimento das necessidades básicas de escolarização, de formação de valores e socialização, numa ação complementar à educação familiar e da comunidade.
A partir da proposta Sociointeracionista, almeja-se estimular a criança a construir o seu próprio conhecimento através da exploração do seu corpo, dos objetos, do espaço onde está inserida e das relações com o outro.
Ampliando sua capacidade de descoberta e de construção de conhecimentos, as crianças vão se inserindo, de modo consciente, na dinâmica da vida e se constituindo como sujeitos históricos, críticos e participativos. As atividades didáticas são planejadas de forma a integrar o conteúdo a ser trabalhado dentro dos objetivos almejados pelos profissionais de educação da instituição, envolvendo a família e a comunidade.
Para prestar um serviço de qualidade, a Aquarela mantém sua equipe constantemente atualizada. Por ser uma instituição particular, seus recursos financeiros se originam das próprias famílias que atende. A avaliação do desenvolvimento do educando realiza-se através da observação contínua, das intervenções necessárias e do desenvolvimento de atividades escolares cotidianas, e se faz mediante o acompanhamento das etapas do seu desenvolvimento.

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